SonhoTexto

Sanduíches McDonalds da Copa 2022

Estamos aqui novamente, meus amigos do esporte e da gastronomia, no mais aguardado momento desse site desde 2018: as análises dos Sanduíches McDonalds da Copa do Mundo. Para quem é novo aqui, desde 2002 eu sigo a tradição de experimentar todos os lanches criados especialmente para a Copa feitos promocionalmente pela rede do palhaço, e decidi escrever uma análise sobre eles em 2018. Como muitas pessoas pediram o retorno dessa análise [umas três (+1, NOTA DO EDITOR) pessoas no total, na verdade] estamos de volta. E nesse ano estou fazendo um esforço magistral para esse artigo, pois recentemente fiz bariátrica e só aguento umas três mordidas no máximo em cada refeição.

É importante também tentar sempre procurar restaurantes McDonalds que trabalhem bem na sua cidade. Aqui em Sorocaba existem alguns que capricham e outros que são tristes. Se você não tem esse conhecimento do melhor McDonalds da sua cidade, procure aquele guru dos fast foods regional para ter a melhor experiência ao consumir essas iguarias. Sem mais delongas, vamos lá:

McBrasil – Todos os dias

Ingredientes: “Pão tipo brioche, um hamburguer (carne 100% bovina), molho temperado, empanado de queijo, alface, tomate e bacon”

Análise: Com os mesmos ingredientes de antes, o McBrasil, para felicidade de muitos, tem exatamente a mesma idéia da copa de 2018: trazer o Hexa para a nossa sofrida nação que mais do que merece essa taça.

Porém, o Brasil volta mais preparado ainda para vencer a competição. Esse que já era meu sanduíche favorito em 2018, passou por algumas melhorias (ou pelo menos é o que minha memória gustativa diz). O Bacon parece mais grosso e suculento, em maior quantidade e mais presente, ficando mais evidente na composição. O queijo empanado está mais fino, dando a chance de um melhor derretimento e sem deixar o empanado em si roubar tanto o gosto da receita. A sua composição básica também tem um hamburguer a menos que no passado, e o molho é colocado por baixo também. Essas  mudanças principais acabam deixando o sanduíche todo menos seco e mais agradável que na copa passada. O molho em si também deu uma leve mudada, deixando de ser uma maionese para algo mais semelhante ao que a gente vê normalmente no McDonalds, mais temperado e evidente.

Ou seja, embora na essência seja o mesmo time de 2018, está mais poderoso que nunca, com mudanças essenciais para melhorar o desempenho dentro de campo.

Para quem é recomendado: quem gosta de bater aquele X-Tudão de madrugada, quem adiciona ingredientes em lanches além da composição recomendada pela lanchonete, quem se pergunta o que é “triglicérides” no exame de sangue.

Para quem NÃO é recomendado: quem não gosta de fast food, quem fala “nossa lanche de novo” se alguém fala de pedir lanche dois dias seguidos, pessoas com frituraporimersãofobia.

Jogos a que se assemelha: GTA 5, God of War (2018), Free Fire

Jogo de futebol que lembra: Bomba Patch virou moda, é ruim de aturá

Review de Notinha: 9,5/10 (10 é só Deus)

Provável impacto na Copa do Mundo: 2018 serviu apenas para a gente dar um up nas esperanças, para acreditar nesse sonho ainda mais, e hoje a gente nem só acredita: já sabe que é merecedor dessa taça. Não tem jeito, já ganhamos.

McFlurryBrasil – Todos os dias

Ingredientes: “Massa gelada de baunilha, calda de banana com um toque de canela, cobertura de caramelo e farofa crocante de amendoim”

Análise: esse ano não temos mais as batatinhas temáticas de 2018, porém temos todos os dias esse novo McFlurry temático do Brasil. Só do Brasil. É pra dar mais destaque para o nosso país e dane-se o resto dos outros times.

Se você ficou triggado com canela, por ser parente (de sangue ou espiritual) do Erick Jacquin, não se preocupe, pois ela é bem sutil no sorvete que é tomado quase que completamente pelo sabor de banana com amendoim. A cobertura de caramelo só serve para potencializar ainda mais esses dois sabores. A calda de banana é viscosa e parece ter até alguns pedaços de banana dentro e se encaixa bem demais com a farofa de amendoim. Eu gostei muito, porém, se você não gosta daqueles doces de doer os dentes, passe longe: é uma porrada de açúcar essa sobremesa.

Para quem é recomendado: quem come um saco de bananinha como se fosse snack, quem coloca leite condensado extra no arroz doce, quem não compra pote de paçoquita com medo de comer no mesmo dia.

Para quem NÃO é recomendado: jurados do Masterchef que diriam que é muito doce essa sobremesa, pessoas com ódio mortal de banana, alérgicos a amendoim.

Jogos a que se assemelha: Candy Crush Saga, ToeJam & Earl, Mineirinho Adventures.

Jogo de futebol que lembra: Top Eleven.

Review de Notinha: 8/10 (pra mim que adora doces absurdos, to falando sério, cuidado)

Provável impacto na Copa do Mundo: Provavelmente a melhor ideia seria se esse sorvete fosse vendido na Copa de 2014 aqui no Brasil, e distribuido nas concentrações dos adversários, na esperança de matá-los de diabetes. Mas de uma deliciosa e merecedora diabetes.

McCatar – Segunda-Feira

Ingredientes: “Pão tipo brioche, um hamburguer (carne 100% bovina), molho árabe, cebola crispy, tomate e queijo sabor emental”

Análise: Como não foi especificado pelo Méqui, é bom deixar claro que o tal molho árabe aparentemente é composto primariamente por hortelã. É de longe o molho mais diferente que eu já experimentei em lanches do McDonalds em décadas. A predominância dessa hortelã não é nada sutil.

Porém, ser diferente não significa automáticamente ser bom. Não achei que esse molho combina em quase nada com o hamburguer que o acompanha, mata quase que por inteiro o sabor do queijo emental e não complementa o sabor da cebola crispy. Eles deveriam ter colocado um queijo mais potente, não um cheddar, mas algo como o sabor do brie ou uma composição de gorgonzola. Poderiam também ter colocado um hamburguer de cordeiro ou até mesmo um frango sem ser empanado, da forma que é os sabores acabam brigando muito.

Parece um lanche qualquer do McDonalds em que eles erraram no molho.

Para quem é recomendado: pessoas que gostaram muito do molho de hortelã servido com o cordeiro na churrascaria e gostaram tanto que começam a colocar até na picanha, pessoas que acreditam em aromaterapia.

Para quem NÃO é recomendado: pessoas com bom senso, pessoas não colocam qualquer molho que tem na geladeira nos seus lanches só pra colocar algum molho.

Jogos a que se assemelha: O pior Prince of Persia que você já jogou, Paris-Dakar Rally Special! (NES)

Jogo de futebol que lembra: Lego Soccer

Review de Notinha: 4/10

Provável impacto na Copa do Mundo: Claramente é um time que está aí só por ser sede da Copa: vai fazer o mínimo esperado dele, que é participar da Copa e jogar futebol, mas nada além disso. Belíssimos estádios e excelente infraestrutura, porém pouco habilidade em campo.

McMéxico – Terça-Feira

Ingredientes: “Pão brioche com batata, peito de frango temperado e empanado, queijo cheddar, alface e maionese sabor pimenta jalapeño.”

Análise: Para quem é um ávido conhecedor e frequentador de McDonalds, esse lanche tem muito pouca novidade. Recentemente a rede de fast-food lançou uma campanha (que ainda está em vigor por sinal) de alguns lanches de Frango com empanados mais grossos e mais carnudos que o McChicken. Um desses lanches possui uma versão extremamente apimentada, não recomendada para pessoas que não aturam picâncias radicais.

O McMéxico é uma versão mais leve e humana desse lanche, trocando o picles por alface (que ajuda ainda mais a dar uma suavizada na picância). Sendo esse o terceiro sanduíche e o terceiro sem tantas surpresas, eu confesso que esperava mais da campanha até o momento. A copa de 2018 não foi a melhor no quesito iguarias McDonaldiais (título que vai pra 2010 talvez), mas essa está parecendo bem despreparada, com poucos diferenciais, principalmente para frequentadores assíduos.

Não me entenda mal, é um lanche saboroso: a pimenta surte mais o efeito de uma especiaria, dando mais aroma que picância para o lanche; o queijo é bem presente e em quantidade compatível com o tamanho da carne. Mas não acho que vale a pena você comer esse aqui (ainda mais com os preços mais caros para esses lanches) a menos que seja um louco que quer experimentar todos como eu.

Para quem é recomendado: quem gosta de Taco Bell mas pede sem pimenta, colecionadores de lanches do McDonalds, texanos

Para quem NÃO é recomendado: quem espera receitas mais inusitadas nos lanches da Copa, quem procura picância forte em um lanche, mexicanos

Jogos a que se assemelha: Overwatch 2, Heroes of the Storm, Artifact

Jogo de futebol que lembra: PES Mobile 2021

Review de Notinha: 6/10

Provável impacto na Copa do Mundo: Quando eu penso em futebol e México eu sempre lembro do Doutor Chapatim tentando ir assistir uma partida. É um povo muito “irmão” nosso, parecido em muita coisa, com a paixão por esse esporte sendo uma delas. Tá sempre ali na Copa do Mundo, com muita garra e vontade, mas no máximo chegou nas quartas de final. Se esse lanche for um reflexo do time deles em 2022 não acredito que vai ser muito diferente disso.

McFrança – Quarta-Feira

Ingredientes: “Pão tipo brioche, um hamburguer (carne 100% bovina), molho sabor queijo brie, cebola crispy, tomate, bacon e queijo sabor emental.”

Análise: Essa quarta-feira confirmou que estamos, nesse ano, complemente afundados no metagame dos molhos. A crise bateu, ou os caras não se prepararam suficiente, ou não estavam muito criativos, e decidiram recorrer apenas aos molhos.

O molho Brie desse lanche é bom, talvez o melhor dos até agora, e faz uma parceria muito mais interessante com a cebola crispy que o McCatar, por exemplo. Porém, nem de longe ele tem a quantia que eu gostaria que ele tivesse para ser algo como um Cheddar McMelt, onde a estrela do lanche é o cheddar derretido. O bacon parece ter sido uma escolha mais para encher linguiça e justificar o valor do que realmente fazer uma combinação interessante.

Contanto, no geral, ainda se permanece muito semelhante a outros lanches “premium” do McDonalds (o molho Brie é diferente, mas ainda soa bastante parecido com outros molhos de queijo do Mc, como seria o exemplo do McTasty Turbo Queijo do ano passado), e seria interessante se ao invés do bacon eles colocassem outro ingrediente inusitado, ou quem sabe até MAIS queijo, já que a fatia de emental não é potente o suficiente para causar algum impacto além de dar uma pequena suculência extra na carne. O resultado é melhor que diversos os outros lanches da semana, exceto o McBrasil, porém ainda me decepciona um pouco.

Para quem é recomendado: amantes do queijo, porém humildes o suficiente para apreciá-lo em quantias não tão generosas

Para quem NÃO é recomendado: pessoas que acreditam nas fotos de propaganda e sonham em nadar no molho representado pela propaganda

Jogos a que se assemelha: Bioshock 2, Mario Golf: Super Rush

Jogo de futebol que lembra: Soccer Super Star

Review de Notinha: 7/10

Provável impacto na Copa do Mundo: É um dos favoritos ao título, tem tradição demais no campeonato, mas, se você for um analista mais frio, pode se perguntar: será que não está um pouco desfalcado e faltando aquela magia?

McAlemanha – Quinta-Feira

Ingredientes: “Pão tipo brioche, um hamburguer (carne 100% bovina), salame com borda de pimenta, maionese, mostarda, cebola fresca e queijo sabor emental.”

Análise: Estou reclamando o tempo todo essa semana de falta de um TCHANS nos lanches e dessa vez não posso ser tão duro. Por conta dos ingredientes eu esperava mais desse lanche, mas ele é bem único.

Não é um lanche para todos, o sabor que ele deixa na sua boca é semelhante ao do Quarteirão com Queijo, onde sobressai no final a cebola crua (que está presente em cortes maiores e em mais quantidade que no lanche comparativo) e os condimentos. Portanto, é um lanche mais rústico, mais ácido, mais duro no paladar. O queijo faz o mesmo trabalho que no Quarteirão, deixando esses sabores mais cremosos e apetitosos durante a mastigação.

O salame é gostoso, porém pouco se destaca. A borda de pimenta faz pouca ou nenhuma diferença. No geral ele serve para temperar um pouco mais o lanche e consegue casar bem com esses sabores mais agressivos da cebola crua e da mostarda. Gostaria que ele fosse mais forte, talvez até mais grosso, e essa pimenta dele não apenas na borda. É importante notar também que essa pimenta é apenas aromática, e não trás picância nenhuma ao lanche (embora acredito que não seria a intenção o lanche ser apimentado).

Em resumo, é uma versão mais adulta, rústica e potente do Quarteirão com Queijo com um extra de salame. Na verdade o picles, que tem no lanche comparativo e não tem nesse, talvez seria uma boa adição: já que é pra fazer parecido vai com força. É interessante, e eu comeria mais vezes, mas ainda não me surpreendeu tanto quanto receitas de copas passadas.

Para quem é recomendado: pessoas que gostam de sabores fortes, amantes da cebola, provavelmente alemães

Para quem NÃO é recomendado: quem pede Quarteirão, Cheeburguer, e outros lanches do McDonalds apenas Pão Carne e Queijo (eu sinto por sua alma)

Jogos a que se assemelha: Ninja Gaiden (NES), Demon’s Souls, Super Ghouls ‘n Ghosts

Jogo de futebol que lembra: PES 2002

Review de Notinha: 8/10

Provável impacto na Copa do Mundo: é um time agressivo, o Brasil que o diga. Os caras tem força, repertório e na oportunidade certa conseguem ser brutais. Mas quando todo mundo já viu o que tinha pra ver, será que realmente é uma ameaça para a nossa nação agora em 2022?

McEspanha – Sexta-Feira

Ingredientes: “Pão tipo Brioche, Carne 100% bovina, Molho emulsionado Temperado, Alface, Queijo processado sabor Emental e Copa Fatiada.”

Análise: Meu Deus, que show de horror! Esse não é apenas o pior lanche da campanha, como, na minha singela opinião é o pior lanche que eu comi no McDonalds em anos. Talvez o pior que eu já comi da rede do palhaço em toda minha vida (e eu tenho comido todos os lanches lançados pela rede desde 2001, mais ou menos).

Não é que seja incomível, ou grotescamente ruim, mas eu sinceramente não entendo o conceito, e não consigo imaginar uma pessoa em casa pensando “Nossa que vontadinha de um McEspanha”. Vamos explicar o motivo de tamanha confusão:

A copa (o frio, não o campeonato) é muito mais forte que nos anos passados, sem ingredientes para casar bem com ela ou para complementá-la. Sei que venho pedido força em ingredientes nas análises dessa campanha, mas desse jeito fica só uma copa forte jogada, que em contato direto com a carne e o queijo (muito fraco para acompanhar o ingrediente principal), deixando um sabor quase de açougue.

O molho não suaviza esse sabor, muito pelo contrário. O molho emulsionado tem um gosto pesado e um final amargo, que acaba deixando os pontos fracos da copa ainda mais evidentes. Importante notar que não é só o amargor em si que é o problema: se fosse uma mostarda preta por exemplo, algumas notas mais doces que vem junto com o amargor poderiam fazer um par perfeito com essa copa. Mas o molho é de um amargor seco, de pouca cremosidade no paladar.

Pode ser que seja o paladar de alguém. Tem gente que come peixe podre e paga fortunas. Pra mim, eu torço nunca mais ver essa combinação na vida.

Para quem é recomendado: pessoas sem papilas gustativas e/ou olfato

Para quem NÃO é recomendado: pessoas de bom gosto, pessoas que nunca pensaram “poxa vou comer um lanche bem amarguinho e marrento na boca hoje, que delicia”

Jogos a que se assemelha: E.T. the Extra-Terrestrial, Superman 64, Bubsy 3D

Jogo de futebol que lembra: Chris Kamara’s Street Soccer

Review de Notinha: 1/10

Provável impacto na Copa do Mundo: Se a seleção da Espanha fosse seguir o rumo desse lanche, eles iriam chegar no Catar, decidir abandonar tudo e começar um todos juntos um time de amador de Curling em um país onde a temperatura média anual é bizentos graus Celsius.

McArgentina – Sábado

Ingredientes: “Pão tipo Brioche, Carne 100% bovina, Maionese sabor Chimichurri, Cebola fresca, Alface, Tomate, Bacon e Queijo processado sabor Cheddar.”

Análise: Aqui você novamente não vai encontrar muita surpresa, mas também não irá encontrar muito erro. O erro na verdade foi meu, pela expectativa.

Acontece que, ao ler os ingredientes desse lanche, imaginei automaticamente que ele seria uma releitura do McPicanha, o lanche banido do McDonalds (em boa parte graças ao meu conterrâneo, Sr. CCOO). Cancelaram essa iguaria, pois o Hamburguer do mesmo não continha picanha, apenas sabor de picanha.

Não quero defender o McDonalds: como vocês podem ver por esse texto, eu meto o pau demais quando merece, embora seja meu fast food favorito. Também concordo que é uma sacanagem anunciar que o Hamburguer é de picanha sem ter esse ingrediente. PORÉM, o lanche era bom demais. Pra todo mundo que conhece hamburguer sabe que colocar picanha na composição não vai causar nem a maciez nem o sabor esperado da icônica carne. Mas eles conseguiram colocar esse sabor na carne padrão deles com um tempero sabor picanha. Ficou saboroso, o molho era bom, a composição era boa. Não era picanha, mas foi memorável pra mim.

Esse McArgentina é basicamente o mesmo Sanduíche, com um molho ainda melhor, realmente é diferente do que vemos sempre na rede. Entretanto, eles não tiveram o culhão de voltar com o hamburguer com tempero de churrasco. Não entendo, já que dessa vez eles não estariam fazendo propaganda enganosa alguma, e casaria muito bem com a proposta.

O resultado final é bom. Porém, continua seguindo a linha dessa Copa atual de “mais do mesmo”, e claramente poderia ser um hit absurdo. Como ponto final, a escolha do Bacon também é estranha pra mim, poderiam ter colocado um ingrediente mais inusitado e ficaria com menos cara de “sanduíche que tem duas vezes por ano no McDonalds”. Deve ganhar pelo menos um ponto  no Review de Notinha pra pessoas não tão assíduas no McDonalds ou fast-food no geral.

Para quem é recomendado: pessoas com saudade de terem sido enganadas pelo McPicanha

Para quem NÃO é recomendado: para pessoas que esperam surpresa, pessoas que comem todos os lanches do McDonalds lançados

Jogos a que se assemelha: Mario Party 5, Assassin’s Creed 3, Dead Space 3

Jogo de futebol que lembra: FIFA 23

Review de Notinha: 8/10

Provável impacto na Copa do Mundo: A seleção vem com seu talento, desenvoltura e tradicionalismo de sempre. Foi vice em 2014 e horrível em 2018. Talvez tenha sido a falta de algo novo pra mostrar, uma magia a mais, mudar um pouco a formação, não sei. Mas falta.

McEUA – Domingo

 

Ingredientes: “Pão tipo brioche com batata, 100% peito de frango, temperado e empanado, Molho não emulsionado sabor Barbecue, Cebola Crispy, Bacon, Picles Crinkle e Queijo processado sabor Cheddar.”

Análise: Rapaz…

Talvez esse lanche me dê até um pouco de raiva. Sendo ele o último, podemos ver nele que o Mequi SABE fazer lanches bons até com ingedientes semelhantes ao que sempre vemos. Me deixa triste ao comê-lo, lembrar da semana toda e pensar “por que eles não fizeram isso com os outros?“.

Se você olhar os ingredientes, parece que não tem nenhuma novidade. E não tem mesmo, mas tudo é feito de uma forma muito boa. A começar pelo diâmetro do lanche que é menor que todos os outros lanches premium de dentro e fora dessa promoção. Por que não fazem mais isso em tudo? Deixa o sanduíche mais uniforme, espalha melhor o molho, o queijo fica em maior quantidade proporcial. Com uma simples mudança de tamanho, o resultado já fica melhor que 70% dessa lista.

Mas todos os ingredientes também se unem muito bem. A cebola crispy, em muitos lanches dessa semana estava ali só pra dar uma salgada na composição, mas aqui ela se une com o Barbecue (que parece ser o mesmo do Mequi para Nuggets) que é doce e potente e ganha uma cara nova. O Bacon não fica ali jogado pra ser só mais um ingrediente, mas cola no picles cortado mais grosso (que é muito diferente do picles normal do McDonalds) para realmente trazer uma relevância na receita. O Frango é bom, honesto, mas acaba brilhando mais pelo tamanho geral do sanduíche e seus ingredientes se casarem muito bem. Você sente o gosto de todos os ingredientes, individualmente, porém fazendo um sentido.

Talvez eu esteja entusiasmado por ter sido uma semana tão fraca e esse lanche é algo realmente que parece ter sido planejado e não feito as pressas. E convenhamos que não é tão difícil criar uma receita que lembre os Estados Unidos quando falamos de Fast-Food. Porém, de todos, esse é o único que me causou algum impacto, mesmo com sua simplicidade de escolha. Mostra que todos os lanches fracos e pouco surpreendentes até aqui poderiam ter sido completamente diferentes com um pouco mais de atenção a pequenos detalhes.

Enfim. Posso voltar e mudar a nota do McBrasil?

Para quem é recomendado: para qualquer um que goste de fast-food e não se importe com a loucura de pagar cinquenta reais em um combo

Para quem NÃO é recomendado: pessoas que não gostam de lanche de frango? Entretanto, a minha esposa NÃO gosta de lanches de frango e até ela gostou desse

Jogos a que se assemelha: Zelda: Ocarina of Time… ok, empolguei

Jogo de futebol que lembra: FIFA 12

Review de Notinha: 9,75/10

Provável impacto na Copa do Mundo: Talvez nenhum, pois não estão em seu território. Os EUA estão ainda em ascensão no futebol, que vem se popularizando no país com sua própria liga e criação de estádios que trazem aquele show americano para qualquer evento esportivo. Mas se fosse Baseball, por exemplo, alguns times não saberiam nem o conjunto completo de regras enquanto eles dariam aula. É facil jogar na sua zona de conforto? Sim, mas não tira o mérito de um jogo bem jogado, seja ele o esporte que for.

Conclusão

No geral, estou bem desapontado com o resultado dessa Copa McDonalds 2022. Resumindo: tivemos diversos lanches muito parecidos com o que vemos sempre, algumas escolhas duvidosas ou desnecessárias de ingredientes, muito foco nos molhos, um lanche excelente que prova que eles poderiam ter feito diferente com pouco, e a presença do pior lanche que o McDonalds Brasil já criou.

O ranking é esse abaixo:

  1. McEUA
  2. McBrasil
  3. McArgentina
  4. McAlemanha
  5. McFrança
  6. McMexico
  7. McCatar
  8. McEspanha

Lembrando que esse é baseado no meu paladar pessoal, já que ainda não adquiri poderes de pensar por todos do universo, mas acho que evidenciei bem nos textos detalhados o que pode deixar de agradar alguns. Por exemplo: gostei muito do McAlemanha, mas o Palas odiou. Se você não gosta de mostarda e cebola crua é complicado mesmo essa escolha.

Entretanto é bom frisar que, para mim, apenas voltaria a comer o McBrasil (por saudosismo) e o McEUA. Todos os outros são bem passáveis a menos que seja por motivo de curiosidade, vale muito mais a pena pegar aquele hamburguer artesanal da sua lanchonete local favorita (pelo preço talvez você consiga quase pedir dois, na verdade – aqui em Sorocaba eu recomendo Os Crudis). E fuja do McEspanha, difícil imaginar alguém que goste, que realmente fale “poxa esse aqui valeu”, mesmo que tenha o paladar mais inusitado.

É isso. Fé em Deus e até 2026!

Hynx
Quase 40 anos nas costas e fazendo sitezinho de meninagem na Internet. Só por Deus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais textos de:Sonho

0 %