Saboreie antes de torcer: Copa do Mundo 2018 Mcdonald’s
Uma das coisas que eu mais gosto na época de Copa do Mundo são os lanches comemorativos do Mcdonald’s. Desde a primeira versão, que surgiu em 2002, a rede de fast-food coloca a disposição diversos sanduíches temáticos tentando passar sabores de países que participarão da Copa do Mundo daquele ano. E desde então não perco um desses sequer, criando um ritual que já se incorporou completamente nas minhas atividades pré-Copa.
Dessa vez os lanches acompanham também batatas comemorativas, temperadas com molhos e complementos que seguem a mesma ideia temática por país. Aproveitando o incentivo extra, o fato do nosso site ainda não ter sequer uma análise de comida, e o fato de eu simplesmente não ter vergonha na cara, decidi comer todos em uma semana para trazer a opinião definitiva sobre essa promoção e até mesmo situar um pouco a galera que não curte muito futebol.
McFrança
Dia da Semana: Segunda-Feira
Sanduíche: Dois hambúrgueres, queijo Emmental, mix de folhas, cebola crispy, cogumelos caramelizados e molho de queijo brie no pão com gergelim.
Fritas: Rústicas com bacon e molho de queijo brie.
É interessante como a cebola crispy, ingrediente que mais domina no McUruguai, nesse serve apenas como uma textura crocante, sendo completamente atropelada pelo sabor do cogumelo com o molho brie. Embora ambos ingredientes sejam normalmente suaves, juntos eles dão toda uma característica e aroma singular para o lanche, deixando o mesmo com uma personalidade única. Entretanto, o cogumelo é tão presente que, assim como a mostarda no McAlemanha, não faz mínima questão de abranger paladares que já não apreciem o ingrediente, ou de se acomodar como uma mera fonte de maciez e suculência. É arriscado e memorável, como eu gosto, mas não acredito que seja uma escolha popular.
Para quem é recomendado: pessoas que fazem questão de champignon no strogonoff, gente que serve queijos exóticos em festas na casa, quem limpa a boca e assenta o talher na mesa enquanto ainda tem comida no prato.
Jogos que se assemelha: What Remains of Edith Finch, Child of Light, Ori and the Blind Forest
Jogo de futebol lembra: FIFA: Road to World Cup 98
Provável impacto no resultado da Copa do Mundo: a seleção vem inovadora e trabalhando ideias modernas no esporte, surpreendendo incrédulos e quebrando conceitos. Sua ousadia assusta as maiores seleções e a mesma acaba chegando em uma final memorável.
McEspanha
Dia da Semana: Terça-Feira
Sanduíche: Dois hambúrgueres, mix de folhas, tomate, queijo mussarela, copa fatiada e maionese de azeitona no pão brioche.
Fritas: Rústicas com maionese de azeitona e bacon.
Tem um sabor leve e bem menos impactante que os lanches premium que o Mcdonald’s tem trazido recentemente. A salada se liga muito bem com a maionese de azeitona e o queijo mussarela, mais suave, para dar esse ar de leveza e frescor mesmo com dois hambúrgueres junto disso tudo. Infelizmente a copa (a carne suína, não a competição) no meio disso tudo dá apenas uma leve textura e não agrega em quase nada para o conjunto. A maionese, embora seja saborosa, é leve até demais, algo que se nota ao experimentá-la só com a batata. Um pouco mais de potência no molho às vezes ajudaria até a trazer mais vida para copa, que fica diretamente em contato com o mesmo.
Para quem é recomendado: pessoas que comem as azeitonas da pizza antes de tirar seu primeiro pedaço da caixa, seres com elevada energia espiritual para distinguir sutis sabores, fãs de fanfic da Paola Carosella com Henrique Fogaça.
Jogos que se assemelha: Adventure Island 2, Tomb Raider 3, Farm Heroes Super Saga
Jogo de futebol lembra: Virtua Striker 2
Provável impacto no resultado da Copa do Mundo: a Espanha começará interessante e intrigante, com componentes que prometem muito, porém vai pipocar nas oitavas de final.
McAlemanha
Dia da Semana: Quarta-Feira
Sanduíche: Dois hambúrgueres, tomate, duas fatias de queijo Emmental, bacon, cebola caramelizada e mostarda rústica no pão com gergelim.
Fritas: Rústicas com mostarda rústica e bacon picado rusticamente. Essa última parte eu inventei para ficar bonito.
Recentemente o McDonald’s tinha me decepcionado muito com um molho de Dijon sem vida nem presença em um de seus sanduíches especiais, mas essa mostarda rústica veio para vingar os desapontados pela linha Signature. O queijo Emmental é suficiente para conseguir se destacar mesmo perante o vigor da mostarda; o bacon combina e harmoniza muito bem também com o molho, elevando ainda mais o patamar de robustez do todo. A cebola, entretanto, serve apenas para dar um pouco de textura e deixar o lanche mais suculento, não conseguindo competir com o molho. É denso, marcante e singular, mas não é para todos: a composição não tenta agradar paladares que não apreciem o amargor da mostarda de antemão.
Para quem é recomendado: gente que gosta de mostarda e coisas que outros pedem pra tirar, pessoas que falam alto e fazem muitos gestos enquanto conversam, apreciadores de um bom soco na mesa enquanto se gargalha.
Jogos que se assemelha: Dwarf Fortress, Ultima Online, Top Gear 2
Jogo de futebol lembra: Super Kick Off
Provável impacto no resultado da Copa do Mundo: com uma força brutal e impiedosa a Alemanha varre todos os adversários que passam pela frente como se fossem crianças jogando pelada em um sábado qualquer. Entretanto, será que tamanho ímpeto é suficiente para se definir como campeã? Só o futuro dirá.
McUruguai
Dia da Semana: Quinta-Feira
Sanduíche: Dois hambúrgueres, duas fatias de queijo Emmental, cebola crispy, copa fatiada e maionese chimichurri no pão de brioche.
Fritas: Tradicionais com bacon e maionese chimichurri.
O que mais domina o sabor do lanche é a cebola crispy, que não é uma novidade na casa, mas que se acentua e cresce muito em conjunto com a maionese de chimichurri, essa por sua vez possuindo certa picância, o que adiciona um suave calor ao sanduíche. Mas tudo isso é bem sutil e não requer, por exemplo que você seja um fã de comidas apimentadas para apreciar a combinação. Talvez por esses dois ingrediente se unirem tão bem, formando quase um único sabor, dessa vez a copa se torna um pouco mais evidente e se destaca mais do que no caso do McEspanha, embora continue não sendo nem estrela nem parte essencial da composição. O molho chimichurri é um dos melhores em conjunto ao bacon e as batatas tradicionais, portanto fica a recomendação caso você queira pegar uma batata especial no dia que for experimentar o McBrasil (já que o lanche está disponível todos os dias e não tem sua própria batata especial).
Para quem é recomendado: gente que pede pra por pimenta na comida mas se você coloca reclama que colocou muito, pessoas que trocam batatas por onion rings quando possível, quem pede pra cortar os frios “bem fininho” na padaria.
Jogos que se assemelha: Wild Guns, Quackshot, Ristar
Jogo de futebol lembra: International Superstar Soccer 64
Provável impacto no resultado da Copa do Mundo: chegando na humildade, ela passa da fase de grupos, mas nem mesmo isso o faz com segurança total. Ao chegar na hora da pressão na fase eliminatória perde a segurança nas oitavas de final e entrega o jogo.
McInglaterra
Dia da Semana: Sexta-Feira
Sanduíche: Dois hambúrgueres, duas fatias de queijo Emmental, cebola crispy, picles, bacon fatiado e molho barbecue no pão com gergelim.
Fritas: Tradicionais com bacon e cheddar.
Vamos deixar claro logo de início que a combinação é muito saborosa e casa muito bem. O problema desse lanche, entretanto, é o mesmo do McEUA da última Copa, onde o produto final acaba parecendo só mais um lanche qualquer do Mcdonald’s. Até as batatas fritas com bacon e cheddar não são novidades na casa, fazendo visitas frequentes no cardápio nos últimos anos. No caso dos Estados Unidos isso faz um pouco de sentido, já que eles são a pátria da franquia. Ter essa mesma ideia com a Inglaterra faz parecer que eles não acharam nada de exótico ou especial para adicionar que remetesse a Inglaterra, o que é estranho quando se trata de um país que tem um molho com seu próprio nome. Faltou ousar um pouco.
Para quem é recomendado: quem pede molho barbecue quando come Chicken McNuggets, pessoas que no jogo das portas do Sérgio Mallandro sempre trocariam de porta quando ele desse a chance, gente que bebe refrigerante na balada.
Jogos que se assemelha: Call of Duty: Black Ops 3, GTA 4, Diablo 3
Jogo de futebol lembra: Nosso FIFA e PES de todo ano
Provável impacto no resultado da Copa do Mundo: segura de si e sabendo que tem grande elenco, a seleção da Inglaterra segue firme e sem preocupações pela fase de grupo. Porém seu gás começa a acabar e a falta de criatividade de jogo impacta no seu desempenho nas quartas de final, onde se desclassifica por muito pouco.
McArgentina
Dia da Semana: Sábado
Sanduíche: Dois hambúrgueres, duas fatias de queijo cheddar, bacon, tomate, alface crespa e maionese chimichurri no pão de brioche.
Fritas: Rústicas com molho de maionese verde e bacon picado.
O mesmo molho de chimichurri do McUruguai se mistura com a marcante presença do cheddar e bacon para criar um sanduíche mais pesado e corpulento. Apenas o chimichurri, entretanto, não faz muito para deixá-lo tão distante de outros nomes da marca Signature, nem faz toda composição parecer tão inventiva. Novamente, é um lanche saborosíssimo, e todos os ingredientes se encaixam muito bem, mas isso é algo que tanto o cliente quanto o Mcdonald’s sabiam antes de lançar por já terem visto combinações parecidas inúmeras vezes antes. O molho da batata, acredito eu, é a mesma maionese do McBrasil, e está entre as melhores batatas especiais dessa promoção.
Para quem é recomendado: pessoas que gostam de inovar e explorar novos horizontes bem pouquinho, quem frequenta sempre o mesmo Mcdonald’s por dizer que “é o melhor da cidade”, gente que odeia festa surpresa.
Jogos que se assemelha: Battlefield: Hardline, Turok, Heroes of the Storm
Jogo de futebol lembra: Aquele FIFA ou PES que entusiastas ainda jogam mesmo tendo-se passado anos porque os recentes “são muito ruins”.
Provável impacto no resultado da Copa do Mundo: vem com garra e com coragem, tradicional e soberana, desde o início da fase de grupos. Descobrem no meio da fase eliminatória que apenas um elemento especial, Messi, não é o suficiente para ser a campeã do mundo.
McItália
Dia da Semana: Domingo
Sanduíche: Polpetone, tomate, mussarela, pepperoni e molho de mussarela com tomate seco no pão de brioche.
Fritas: Tradicionais com bacon e molho de muçarela com tomate seco.
O polpetone por si só já é suculento e saboroso, envolto de uma casquinha empanada seca e crocante. Esse se une com o suco do tomate e a delicadeza do molho para criar um resultado ainda mais espesso e carnudo. A mussarela, bem mais resistente e densa que outros queijos da franquia, e o pepperoni, de sabor inconfundível, apenas acrescenta de maneira pontual sem atrapalhar no trabalho dos itens anteriores. Entretanto toda a ideia acima é tão diferente e alienígena se comparada aos outros lanches da promoção, que só fazem sentido como sendo o lanche da Itália, único país dos que nomearam lanches que não está na Copa do Mundo deste ano.
Para quem é recomendado: aventureiros que jamais pedem duas vezes a mesma coisa em um restaurante, pessoas que na verdade preferem bem mais pizza que lanche, galera que quando era pequena se reunia domingão com a família pra comer na casa da vó.
Jogos que se assemelha: Thomas was Alone, Antichamber, Hexagon
Jogo de futebol lembra: Inazuma Eleven
Provável impacto no resultado da Copa do Mundo: enquanto todos os países estão se degladiando por uma premiação de futebol, os italianos provavelmente estão curtindo um jantar com a família, festejando só por festejar, ou salvando princesas de lagartos gigantes.
McBrasil
Dia da Semana: Todos os dias
Sanduíche: Dois hambúrgueres, mix de folhas, queijo coalho empanado, maionese verde e bacon no pão brioche.
Fritas: Não tem, só o fato de ter outros sete tipos de batata frita já representa bem o Brasil.
Aproveitando para fazer uma ligação com a cultura brasileira: Nossa Senhora da Aparecida! Esse lanche é o melhor que o Mcdonald’s já criou em muito tempo. Ele é gorduroso, chucro, estúpido, simula bem as loucuras culinárias que são a verdadeira alma do nosso povo, mas ao mesmo tempo é completamente sóbrio e coerente. Com tantos elementos fortes na descrição, antes de experimentar eu imaginaria que eles iriam se matar e deixar o resultado com cara de um X-Tudão que você nem sente o gosto do que tem no meio, mas a realidade é completamente outra. A maionese realmente tempera os ingredientes sem interferir no palco do coalho empanado, que se junta com o bacon para gerar um sabor total com muito corpo e surpresa. Dá pra sentir cada ingrediente sem dificuldade, apesar da força e presença dessa mistura. É a nossa cara, sem dúvida. Um adendo: em outro dia minha mulher resolveu experimentar pela minha recomendação e o lanche veio com pouca maionese, deixando o mesmo bem seco e até um pouco salgado; se vier desse jeito peça pra trocar.
Para quem é recomendado: galera que curte um lanche “gourmet” mas não dispensa aquele X-Arca De Noé de vez em quando, pessoas que gostam de desmascarar plagiadores na internet, quem já comprou uma vuvuzela não ironicamente.
Jogos que se assemelha: GTA San Andreas, Jet Set Radio Future, Bust a Groove 2
Jogo de futebol lembra: Bomba Patch
Provável impacto no resultado da Copa do Mundo: nosso país começa com a garra de sempre, mas com pouca fé por parte do povo. Entretanto, quando nossa nação vê o time em campo, todas nossas esperanças se juntam em uma explosão de energia que impulsiona o time para ganhar o sonhado hexacampeonato.
Conclusão
Como um todo a promoção é boa: a ideia dos lanches e variedade são interessantes. Embora o preço não seja completamente acessível, todos os sanduíches seguem o padrão da linha Signature (vêm só em uma bandeja, com um palito no meio para segurar) o que normalmente assegura que o mesmo venha com o melhor aspecto possível, ou o mais parecido que com os das fotos oficiais.
Entretanto percebo algumas inconsistências na preparação. Por sorte todos os que eu comi vieram como eram para serem servidos (sempre dou uma olhada antes de começar a comer), mas houve casos que não foi bem assim. Citei o caso da minha esposa acima, em que um dos meus lanches favoritos estava completamente diferente do que da vez que eu comi, com pouco molho e seco. A Laura, digníssima do Samuel PX aqui do nosso site, também comeu um McFrança onde disse estar completamente sem molho, totalmente diferente do meu caso onde fiquei com cheiro de cogumelo na barba até lavar. Portanto, caso você deseje experimentar algum, dê uma olhada no lanche antes de comer e, caso esteja descaracterizado, reclame.
Para finalizar, não é fácil fazer uma lista ordenada do melhor para o pior, mas logo de cara é fácil dizer que os melhores são os mais diferentões: McBrasil, McFrança, McAlemanha e McItália. Entretanto, dois desses (como dito anteriormente) tem ingredientes específicos que muita gente não gosta. Bom, deixando claro que tudo nesse texto é apenas opinião minha, cuja única credibilidade em analisar comidas é o peso corporal, vou arriscar um ranking mesmo assim:
- McBrasil
- McItália
- McFrança
- McAlemanha
- McInglaterra
- McArgentina
- McUruguai
- McEspanha
É isso, galera! Agora com licença que eu vou começar a planejar um regime mais do que necessário para rebater as calorias dessa semana.
E vai Brasil!
[…] criados especialmente para a Copa feitos promocionalmente pela rede do palhaço, e decidi escrever uma análise sobre eles em 2018. Como muitas pessoas pediram o retorno dessa análise [umas três (+1, NOTA DO EDITOR) pessoas no […]