JogoShow

DizLike #18 – Melhor Barra de Vida dos Jogos

Jogos têm os jeitos mais malucos de dizer quão perto da morte você está. Ao contrário da vida real, a noção de quão vivo você está normalmente é dissociada daquilo que você pode fazer. Então, se você está morrendo, o jogo precisa gritar na sua cara que você está morrendo. Hoje, cada membro do dislu.do escolheu uma barra de vida sensacional e maluca pra colocar aqui.

Hynx – League of Legends

É só uma barra normal, com uma cor pouco inventiva, mas na verdade seu conteúdo é composto por uma série de barras que representam o quanto de HP total o boneco tem. A barra não cresce em tamanho, cresce em número de divisões. Em um jogo com tantas mecânicas e indicadores visuais como League of Legends facilitar ao máximo a compreensão de dados sem que o jogador precise pensar ou quantificar é essencial. Esse design da barra passa uma sensação muito boa de quão robusto é um personagem, e durante a batalha traduz claramente a ideia do quanto de estrago você está fazendo – não em números ou porcentagem (coisas que podem ser analisadas posteriormente) mas de uma forma que você possa absorver a informação e reagir instantaneamente de acordo.
Pode ser que League of Legends não seja o primeiro que tenha usado esse sistema, mas é a franquia que me fez lembrar dessa barra.

Neozao – Aneis (Sonic)

É só um número e o que importa de verdade nesse número é se ele é zero ou maior que zero. Serve pra outras coisas também, mas o importante é que muitas vezes o que vai te impedir de morrer é um 1, mesmo que há pouco você tivesse um 50.

Maciel – Coração zoado (Amnesia: The Dark Descent)

Certamente não o primeiro a ter a ideia, mas um dos mais notáveis, não só pelo uso do coração realista ao invés do estilizado, mas também pela putrefação generalizada. O medidor de sanidade é legal também. 

Palas – Cristal (The Sims)

Não se tornou o símbolo da série à toa. Tem alguma coisa mais enervante em deixar o cristalzinho amarelado do que em qualquer outro sistema de vida. Não sei o que é. Talvez seu bonequinho só esteja com fome. Talvez ele esteja triste. Talvez ele esteja muito incomodado com como você ainda não comprou a última parede da casa dele. Às vezes, só não tem sentido e aí você fica se perguntando por que você não matou ele na piscina ainda.
E aí você mata todo mundo na piscina, olhando o cristal ficar amarelado, daí amarelo, daí vermelho, daí finalmente uma tumba que você pode vender por 5 reais. Essa é a melhor parte.

Luiggi – Sol (Super Mario Sunshine)

Não é nada demais, é uma barra de vida super normal, mas acho ela muito charmosa e bonitinha. Alias acho toda a HUD do Sunshine ser bem tropical igual ao jogo algo muito legal.

Samuel PX – Hercules

O verdadeiro épico grego, a moda de colecionar coisa e aumentar a barra de vida já era mito nesta época.

Miscelâneas Curiosas

Dormir de tarde:
Peidar em noite de inverno na cama: Hynx
Sempre tomar o primeiro gole do café sem tocar nos dentes com medo deles poderem estilhaçar com o choque térmico mesmo sabendo que isso não acontece: Neozão
Comer igualmente as 3 partes do sorvete napolitano: Luiggi

dislu.do
É uma raposa de monóculo ou uma raposa com fone de ouvido?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais textos de:Jogo

0 %