DizLike #7 – O melhor calçado dos games
Os nossos pés são especiais. É claro que cada membro do corpo humano é único em função e existência, mas os pés nos permitem uma gama absurda de agência, eles nos permitem ir a lugares – o exercício da liberdade -, eles nos firmam no chão, podem ser usados pra chutar, pular, você pode até impressionar alguém colocando seu pé por trás de seu próprio pescoço. Além disso, claro, é possível calçar seus pés. Fiquem com os melhores calçados da história dos jogos.
Hynx: Salto Armamentístico (Bayonetta)
Eu gosto dos sapatos da Cereza por eles serem realmente interessantes em termos de design e inventividade, embora sejam completamente inúteis nos pés de qualquer pessoa que não seja a Bayonetta ou qualquer uma do seu flexível clã de bruxas pistoleiras. A menos que você pegasse o sapato com a mão pra atirar, mas ai não teria a mesma magia. Sem contar o trabalhão que não deve dar se você der um tiro por engano enquanto tá passeando pelo shopping, por exemplo. Não deve ser fácil de explicar.
Neozao: Kazuma Kiryu (Yakuza)
A sola deve ser dura o suficiente pra machucar, mas nunca pra matar.
Maciel: Botas de Pairar (TLoZ: Ocarina of Time)
Jogar OoT usando uma revista com detonado quando criança faz até hoje com que meu cérebro automaticamente pense em todos os itens e lugares em português, não em inglês como as pessoas normais. Mas, além disso, me criou a mania de, assim que pego as Botas de Pairar, jogar com elas eternamente. Não é um item cosmeticamente agradável, e pra quem não tem costume de usar pode ser meio difícil de se guiar na movimentação justamente por elas deslizarem por um segundo, em qualquer terreno, mesmo quando paramos de colocar para frente, além de obviamente fazerem Link dar uma levitadinha quando não tem chão. Mas, feita daptação, as Botas de Pairar são com certeza um dos itens mais úteis de todos os Zelda, não só possibilitando várias manobras arriscadas durante a movimentação, mas também fazendo com que a gente se sinta meio super-herói, voandinho por aí, não importa a situação.
Palas: Sapatos de Corrida (Pokémon)
Na verdade, eu vou estender aqui o título de melhor calçado do mundo dos jogos a todos os calçados que aumentam sua velocidade em jogos que não têm nenhuma função relacionada com movimento. Tipo Pokémon. Tipo Well of Souls. Tipo qualquer RPG que, de uma hora pra outra e sem nenhum motivo, decide que agora você pode andar mais rápido, sem nenhum tipo de troca. Digo, é bem pior quando existe ônus – na saudosa época do RPG Maker, muitos jogos tinham sapatos que aumentavam sua velocidade andando no mapa, mas tinham muito pouca defesa, então você tinha que usá-los e trocá-los logo antes de uma batalha com um chefe. Se o jogo tinha encontros aleatórios, então! Puta que pariu.
Não existe absolutamente nenhum motivo pra não ir rápido e, ainda assim, o jogo te prepara um jeito específico pra ir mais rápido. Acho que é pra provocar um alívio parecido com quando você recupera o controle do próprio braço depois de deitar em cima por horas. Uma qualidade de vida falsa, tipo prender uma ratoeira no seu dedo e depois tirá-la com a outra mão pra degustar do prazer de não ser um rato.
Luiggi – Sora (Kingdom Hearts I)
Especificamente o Sora do Kingdom Hearts I, porque ele pra parecer um personagem de Final Fantasy com a roupa do Mickey e, no final das contas, tem algo mais Mickey que um sapato amarelo gigante? Também é muito engraçado, pois torna a animação do personagem enquanto ele corre muito expressiva, sempre é a coisa que você mais nota nele.
Samuel PX – Gaea armor (Mega Man X5)
Sabe que vampiros são considerados seres imortais? Eu sempre achei que isso não fizesse sentido já que eles podem MORRER, estacas de madeira, sol, etc. Mas aí eu consegui essa armadura e entendi. Você ainda pode morrer, mas um dos seus inimigos naturais não tem poder nenhum sobre você mais. Assim como a sombra da morte natural não mais assombra o vampiro, espinhos agora não têm significado nenhum.
Miscelâneas Curiosas
Feriado de Quarta: PX
Feriado nas Férias: NINGUÉM
Jogar com deck de uma cor só no Magic: PX, Palas, Hynx
Café depois da meia-noite: Neozao, Maciel
Sagu de vinho: Neozao, Maciel, Luiggi
Dormir demais no feriado e atrasar o DizTudo: Luiggi