DizLike #5 – Escolas, colégios e cursos de formação
Por lei, somos todos obrigados a aprender as mesmas coisas, na mesma idade, e passar pelas mesmas provações sociais e intelectuais que comprovam que somos seres humanos padrão. E no mundo dos jogos não é diferente: tenha você poderzinho de fogo, espadão, asas, ondas mentais e/ou habilidade de conversas com demônios, tem que ir sim na aula de matemática aprender a fórmula de Bhaskara.
Essa semana a equipe diz quais escolas nos jogos são as mais legais pra se aprender ligação carbônica! Qual a sua favorita?
Hynx: Pokémon Academy (Pokémon Red)
Pokémon Red foi um dos primeiros jogos que eu joguei tendo fluência (ou próximo de fluência) em inglês e eu joguei bem no lançamento da versão americana. Portanto entenda que naquela época eu ainda não tinha conhecimento sobre o que esperar completamente do jogo ou entendimento total do mundo apresentado. Eu lembro que o que bateu realmente sobre aquele mundo foi quando eu entrei na escola e percebi o quão importante eram os Pokémons naquele mundo, já que a galera na escola estudava sobre eles (eu provavelmente tive essa visão enquanto jogava escondido na sala de aula).
Eu também não sabia nem mesmo o básico sobre os elementos, status, debuffs, e tudo aquilo que eles ensinavam ali, então foi uma escola dentro de um jogo que realmente me ensinou algo, que era importante para mim como jogador e para as pessoas que viviam no mundo do jogo. É algo bem simples, mas bem interessante ao mesmo tempo.
Neozao: Byrgenwerth (Bloodborne)
Assim como na vida real, a origem de todo o mal que assola o mundo é numa universidade.
Maciel: Knight Academy (TLoZ: Skyward Sword)
A Academia de formação de Cavaleiros de Skyloft oferece acomodações confortáveis, alimentação balanceada, treinamento de corpo e mente, banheiro assombrado, uniforme e equipamento adequados para desenvolvimento dos soldados e patrulheiros do céu mais habilidosos de… seja lá qual nome dêem pra Federação de Ilhas Unidas de Skyloft. É por isso que Link é um herói tão completo em todas suas reencarnações: nada mais, nada menos, que a herança do aprendizado na grande fundação de cavaleiros dos pássaros gigantes voadores.
Palas – Yamaku High (Katawa Shoujo)
Yamaku é um colégio interno para alunos deficientes físicos em Katawa Shoujo e se comporta na história como um furacão e uma montanha: é o símbolo inexpugnável de uma mudança radical, que gradualmente se torna o lar do protagonista. O sentimento de um lar é bastante específico e muito difícil de criar. Um lar não é um lugar para o qual você vai, é o lugar para o qual você volta – de maneira que precisa conciliar o fluxo de um dia-a-dia com experiências excepcionais. Como Katawa Shoujo tem entre seus temas a conquista à força de um dia-a-dia como experiência excepcional, Yamaku se torna o espaço por excelência em que você se sente acolhido, em que você vê através da montanha por onde o furacão já passou. Não existe aplicação melhor para uma escola, que é nossa segunda casa enquanto nós a frequentamos.
Luiggi: Seven Sisters High School (Persona 2)
Na verdade esse lugar é bem estranho. Geralmente escolas são lugares neutros e seguros em jogos assim (principalmente no primeiro Persona), porém é a primeira dungeon em Persona 2. Sem aviso nenhum você simplesmente anda por ai e peun, encontra um demônio. É onde os protagonistas estudam, onde começa a história e onde te leva pro final. Tem uma musiquinha muito relaxante, bonita e nostálgica, a qual provavelmente foi fator decisivo pra estar nesta lista aqui.
Samuel PX: escola em St. Ivalice (Final Fantasy Tactics Advance)
Uma história fantástica sobre a transposição de barreiras dimensionais, autoritarismo (mecânico e narrativo), raças, guerra entre reinos, mundo de sonhos, e guildas. E tudo começa com uma guerra de bola neve na escola. Você nem passa muito tempo lá, mas é um dos lugares mais reais da história dos jogos.
Miscelâneas Curiosas
Tela Class Oriental: Palas, Maciel, Luiggi
Coca-cola sem gás: Maciel, Hynx, Neozao
Nadar: Luiggi, PX, Maciel, Hynx
Explodir isqueiro: PX, Palas, Neozao
Calabresa: Hynx, Palas, Maciel, Neozao
Gostei. Eu escolheria a universidade do primeiro Syberia. Tem uma parte do jogo onde você constantemente fica indo e voltando entre lá e a estação de trem para resolver puzzles. Acho que era pra ser uma das partes mais cansativas do jogo se não fosse tudo tão bonito e grandioso, todos os cenários contribuem para o seu interesse no “mistério” que está sendo investigado.
Também gosto de Hogwarts nos primeiros jogos de Harry Potter(1-3,5), cada canto daquele lugar tinha um segredo a ser descoberto. Era bom acompanhar as mudanças de um jogo pra outro entre todas as versões de consoles/pc.